Dicas da Prata Fina: como medir dedo e anel?

Surpreender alguém com uma aliança de namoro ou um anel de noivado é algo marcante; uma lembrança para toda a vida. Mas, para essa ou outra ocasião menos nobre, como simplesmente presentear alguém com um anel, há uma barreira: acertar no tamanho. E o problema também atrapalha quem gosta de comprar acessórios pela Internet.

Nem todo mundo (ou quase ninguém… rs) sabe o tamanho correto de cada dedo das mãos. E são raras as peças que têm o tamanho gravado em algum cantinho. Então ainda que você tenha centenas de anéis em casa, bate uma insegurança na hora de responder a pergunta: qual é o número do seu dedo? Por isso, seguem algumas dicas para ajudar 🙂

Medidores virtuais: imprecisão

Na Internet, há vários sites que se propõe a resolver o impasse com diferentes tipos de medidores virtuais. Mas raramente esses métodos dão certo. A resolução da tela, a configuração do percentual de exibição, entre inúmeros outros fatores, tornam totalmente imprecisa a medição virtual.

Por isso, se a questão é saber as medidas dos seus próprios dedos, a melhor coisa a se fazer é ir até uma joalheria ou até uma loja da Prata Fina (clique para encontrar a loja mais perto de você), usar uma aneleira ou cone metálico e guardar a informação para nunca mais passar aperto na hora de comprar anéis.

Para fazer a anotação da forma correta, veja o guia de quem é quem na sua mão.

Tire as medidas de todos os dedos das duas mãos. O corpo humano é assimétrico. E o seu dedo anelar da mão direita possivelmente não tem o mesmo tamanho do anelar da mão esquerda. Com esses cuidados, agora é só medir.

Confira as formas mais confiáveis de fazer a medição.

Aneleira: precisão para medir os dedos

A aneleira tem vários aros com as diferentes numerações. Para confirmar o número, é necessário experimentar os aros até encontrar o que se encaixa com perfeição no dedo. As lojas Prata Fina ou joalheria dispõem de uma aneleira.

Depois de medir e anotar as informações de cada dedo, você pode comprar anéis pela Internet sem medo. No site da Prata Fina, as opções de numeração são colocadas em cada peça da loja online e, selecionando o tamanho, não tem erro: o padrão é universal e sempre vai dar certo.

Cone metálico: solução para comprar anéis de presente

Outra forma de descobrir tamanho dos dedos é o cone metálico. Se o objetivo é surpreender alguém, por exemplo, com uma aliança de namoro, noivado ou casamento, é preciso fazer uma “manobra” para que tudo dê certo. Sorrateiramente, pegue uma aliança que a pessoa já usa e leve até a uma loja Prata Fina ou joalheria. A joia é colocada no cone metálico e você saberá a medida do dedo de quem vai ser presenteado!

Usando um dos métodos citados aqui, você terá as medidas de que precisa. Mas, caso algo não corra bem e seja necessário alterar o tamanho do anel, é bom saber que existem alguns modelos ajustáveis. Se o anel ou aliança é da Prata Fina, essa possibilidade pode ser informada já no ato da compra. Os tamanhos de modelos em aço ou com alguns tipos de acabamento não podem ser alterados depois.

Especialmente no caso das alianças de casamento ou anéis de noivado, há um risco de que o anel que ficou perfeito na mão esquerda fique um pouco largo ou justo na mão direita, porque as mãos não são idênticas. Mas não há motivo para tristeza. Várias alianças de prata, ouro e ouro branco podem ser ajustadas também!

Confira também:

2 thoughts on “Dicas da Prata Fina: como medir dedo e anel?

  1. Meu marido não acha o tamanho certo, pq uma vez ele fez uma encomenda de aliança e o último número desse cone metálico ficou muito apertado gostaria de uma ajuda pra saber,
    obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *