Anel de formatura: o presente à altura da conquista

A conquista do diploma é um momento decisivo na vida de qualquer pessoa. Isso porque a escolha da profissão é quase que a escolha de uma nova identidade. Você já parou para pensar que, na vida adulta, a formação é a resposta para a pergunta “QUEM É VOCÊ?”.

Desde a antiguidade, os anéis são usados para simbolizar aspectos importantes sobre a identidade das pessoas. Antes adotados como uma forma de expressar status, título ou riqueza, os anéis continuam comunicando fatos relevantes.

Uma aliança de namoro sinaliza que duas pessoas se amam. Um anel de noivado informa que uma nova família vai surgir. A aliança de casamento representa o compromisso assumido.

Da mesma forma, o anel de formatura expressa a profissão exercida por alguém. É uma simbologia rica e que eterniza um momento especial e a identidade de alguém. A profissão nunca vai deixar de ter importância. E é por isso que a tradição dos anéis de formatura se renova sempre.

A história da tradição do anel de formatura

A tradição de usar um anel simbolizando a formação profissional já existe desde o século XIX. O primeiro modelo de anel de formatura era um anel sinete, com o símbolo da West Point (Academia Militar dos EUA). Com o passar do tempo, as instituições de ensino foram mudando os modelos até que passaram a adotar as pedras preciosas para representar cada área do conhecimento.

Os anéis, nos EUA, eram entregues pelas universidades para os alunos graduados, como um prêmio pela conquista do certificado ou diploma. Mas, no Brasil, o ritual é um pouco diferente. Aqui no país, os anéis de formatura são tradicionalmente um presente que familiares ou amigos dão aos formandos. A premiação é dada pela família na colação de grau. Não é lindo?

Modelos lindos para presentear

O anel de formatura é o presente perfeito para quem está concluindo a etapa de formação profissional. E, se antes havia uma limitação com relação aos modelos, atualmente não há dificuldade em encontrar a joia que combina com o estilo do formando ou formanda.

Há anéis de formatura para todos os gostos. A Prata Fina tem uma coleção incrível, com variedade e a opção da escolha do ouro branco ou amarelo.

É possível ter uma peça personalizada, incluindo ou não o símbolo do curso na lateral do anel (para conferir os modelos, clique aqui).

Anel de formatura: as pedras de cada curso

Escolhido o modelo do anel de formatura, é preciso selecionar a pedra de cada curso. É a cor da pedra que simboliza a profissão, então é importante escolher a correta. Entre as opções estão a safira azul, esmeralda (verde), ametista (rosa), rubi (vermelha), turmalina (rosa), ônix (preta) e água marinha (azul clara).

No site, você encontra as opções de pedras para personalizar o anel de formatura, selecionando o curso. Além disso, temos um guia completo das pedras e cursos associados. Para baixar, clique aqui.

Confira também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *